A gente não dá conta de como as coisas são importantes até elas faltarem.
Nesse dia eu tinha saído para trabalhar muito cedo e ao meio-dia passei no mercado para comprar coisas para o almoço. cheguei em casa e não tinha água na torneira nem na geladeira. Percebi que havia ignorado por uma semana um aviso no elevador que dizia que iriam limpar a caixa d’água do prédio e ia faltar água. Até aí tudo bem né, a gente nem precisa tanto de água pra cozinhar. Errado, quase tudo vai água. seja pra lavar a louça, limpar as mãos depois de manipular uma carne, lavar uma panela que tu precisa para aquela receita, aumentar um caldo. etc. quase tudo vai água.

Eu pensei em sair e comer na rua mas preferi encarar o desafio e cozinhar com o que tinha em casa. A ideia inicial era ter feito um yakisoba, mas sem água para a massa e para o molho ficava impossível. Já estava determinado a comer algo com uma vibe oriental e pensei num plano B. Em um episódio dos Brothers Green Eats um amigo deles mostrou como preparar três pratos tailandeses na wok em 2 minutos. Wok pra quem não sabe é aquele frigideirão enorme pra fazer comidas que precisam de muuuuito calor. Bom, um desses pratos é uma omelete muito maluca. Curiosamente no dia que faltou água aqui em casa eles postaram um vídeo novo falando só de receitas com ovos. Fechou todas. Agora eu tinha a ideia pro meu prato e o acompanhamento ia ser ovo.

Já faz um tempo que tenho consumido bastante carne de porco por ser mais barata e muito gostosa. As pessoas tem mesmo é preconceito com o animal e evitam sem saber os motivos. Preparando corretamente ela é totalmente segura. Bom, joguei esse porco na wok bem quente e deixei fritar bem de um lado e depois virei. Formou uma crosta perfeita no fundo da panela. Adicionei cebolas quando ainda estavam firmes adicionei um pouco de vinagre pra soltar aquele fundo. O nome desse processo é deglaçagem e pode ser feito com vinho ou água mesmo. Depende do sabor que tu quer construir.

Não pesquisei sobre isso mas acredito que espinafre não seja algo muito típico oriental. O fato é que tinha espinafre na geladeira quase passando do ponto e no dia seguinte já não serviria para mais nada. Passei ele uns instantes na frigideira com manteiga, sal e pimenta e logo adicionei os ovos para que ficassem bem dourados. Isso ia formar junto com o espinafre o meu acompanhamento para o porco.

Gostei bastante do resultado e pra parecer mais ainda com comida oriental eu comi em uma pequena tigela e utilizando hashis. Parece que ajuda no sabor 🙂

Nem sempre a gente pode cozinhar, mas é muito legal poder experimentar.
Nem sempre vai dar certo, mas quando dá é muito legal.

Deixe um comentário