Menina do céu! À medida em que a Batalha dos Cozinheiros avança e se aproxima de seu final, a emoção está cada vez mais difícil de segurar. E no episódio dessa semana, o Adelino ainda nos deu um motivo a mais pra abalar os participantes e o público de casa. O décimo episódio do reality foi um dos melhores até então e definiu o top 5 do programa. Dá uma olhada nos melhores momentos:

O desafio em dupla trouxe uma prova aparentemente fácil, mas que acabou não sendo bem o que Buddy esperava ao pedir que os participantes lhe preparassem um de seus pratos favoritos para o café da manhã: omelete. Cada uma das duplas recebeu um ingrediente especial – dentre repolho roxo, bacon, anchovas, pequi, frango e gengibre – e dez minutos para realizar a prova. Antes de começar, as duplas tiveram de fazer um já “clássico” arremesso com doze ovos (tendo de usar pelo menos seis deles na receita) para definir, conforme terminassem a tarefa, qual dos ingredientes extras poderiam escolher para a prova.

ovo

Fazer um omelete é fácil, certo? Mas não é o que metade da cozinha achou, já que três duplas – Aline & Nancy, Andre & Adelino Priscila & Juan – não entregaram o prato. Aline & Nancy ficaram com o ingrediente mais desejado pelas duplas: o banco, mas não conseguiram finalizar a tempo. André & Adelino até conseguiram finalizar o omelete e chegaram a levar para Buddy. Porém, quando o Cake Boss viu o prato, ele não gostou muito da cara e pediu que os guris experimentassem antes que ele o fizesse. Dando a chance dos guris de repensar a entrega, os dois acharam por mais correto não fazer o chef comer um prato não tão bom, já que os dois não dominavam o preparo de anchovas – seu ingrediente especial. “Gerenciar bem o tempo é parte de todo o desafio”, lembrou o chef.

Alessandro & Gercilane tiveram de preparar um omelete com frango e não entregaram o mais apetitoso dos pratos, inclusive Alessandro chamou a apresentação de um “desastre”. Um livro não deve ser julgado pela capa e a regra, às vezes, se aplica à comida. Nesse caso, Buddy disse que o prato era mais saboroso do que parecia e, por incrível que pareça, estava bom. Jeanny & Luciane ficaram com o gengibre e decidiram apostar num toque de família, que é acrescentar farinha de rosca à mistura do omelete. Luciane, porém, errou a mão e o resultado foi nada bom, deixando o prato borrachudo e desagradando Buddy. Jacque & Tulio ficaram com o pequi e souberam utilizá-lo muito bem, combinado com cebola e tomate. Acertando no ponto e no tempero, os irmãos ganharam a prova e a vantagem para o próximo desafio de escolher os times, que ficaram assim:

Grupo 1: Jacque & Tulio, André & Adelino e Jeanny & Luciane (líderes).
Grupo 2: Alessandro & Gercilane, Aline & Nancy e Priscila & Juan (líderes).

O desafio em grupo trouxe a convidada especial Renata Alves e seu esposo Diego Gonzaga para quem os participantes deveriam preparar uma refeição típica nordestina. Natural de Aracaju, a apresentadora tem como seu prato favorito o pirão de leite com carne de sol – junto de uma sobremesa para o Cake Boss, estes foram os dois pratos obrigatórios dentre os que deveriam ser preparados nos setenta minutos de prova. Mas, antes que os preparos pudessem iniciar, dois convidados inesperados surgem na cozinha: Os grandes Caju e Castanha trazem o melhor do seu repente para a Batalha para ensinar aos nossos competidores, através de sua música, a receita de bobó de camarão. Não sei como foi para eles pegar a receita, mas para quem estava assistindo, foi super divertido, principalmente com Buddy dançando ao ritmo dos músicos.

convidados

Com a pressão e a aproximação da final do programa, as equipes trabalham bem focadas e até que calmas – poucos gritos puderem ser ouvidos.

O grupo 1 entrega uma entrada de escondidinho de aipim com cream cheese, pirão de leite, farofa de carne seca com couve, peixe vermelho frito, bobó de camarão e para sobremesa: bolo cremoso de milho com goiabada e cocada cremosa. Embora tenham errado no pirão de leite, que Renata disse ser bem diferente do preparado, Buddy elogia bastante a entrada e principalmente as sobremesas, com destaque para o bolinho de milho.

O grupo 2 apresenta uma entrada de couve “crisp” com mexidinho de pescada branca, camarão na moranga, paçoca de carne seca, aipim na manteiga de garrafa, baião de dois, pirão de abóbora com farinha de mandioca e carne seca, com a sobremesa de doce de leite com coco. Apesar de trazer um pirão melhor que o do grupo 1, eles acertam na consistência, mas não no sabor. Buddy gosta bastante do baião de dois e da paçoca, mas não ama a sobremesa.

Na hora da avaliação, as equipes ficam bem unidas na hora de apontar o elo mais fraco. Devido ao “espírito coletivo”, Buddy decide por indicar todo um grupo para a geladeira, trazendo a primeira geladeira tripla da edição. Por unanimidade, o grupo 2 ganha a prova, levando Andre & Adelino, Jacque & Tulio e Jeanny & Luciane para a geladeira!

No desafio, as três duplas se deparam com três ingredientes, que devem ser combinados no prato de suas vidas em quinze minutos: aipim frito, almôndega e escarola refogada.

Jeanny & Luciane preparam um purê de aipim com requeijão, molho branco com escarolas e almôndegas com palmito. Buddy gosta bastante do molho e o purê o lembra do que é feito pela sua esposa em casa, porém, o chef gostaria que as almôndegas tivessem sido incorporadas de forma melhor.

Jacque & Tulio transformam as almôndegas em carne moída com escarolas e preparam o aipim em um creme com leite de coco. A escolha pelo leite de coco não agrada Buddy, que diz parecer estar comendo “almôndega de coco”, mas elogia o esforço de combinar todos os ingredientes em um único prato.

André & Adelino apresentam uma “comida de boteco” ao preparar um sanduíche com as almôndegas, acompanhadas de escarola, pimentões, queijo e requeijão, com acompanhamento do aipim que foi refritado para ficar mais crocante e um “dipping sauce” feito com o molho das almôndegas. O chef gosta bastante do prato dos guris e diz entender o estilo deles, julgando uma ótima comida de boteco.

Antes de anunciar quem iria pra casa, Buddy Valastro perguntou aos guerreiros o significado do programa para cada um. E foi nesse momento que o Brasil inteiro se emocionou com Adelino, que contou sobre a sua origem humilde em Alvorada e trouxe a feliz notícia de que vai ser papai. Nem ele, nem André ou nós de casa conseguimos segurar o choro. Foi um momento lindo!

Apesar do momento feliz, é um jogo e alguém tem de ir pra casa toda semana. No décimo episódio, demos adeus aos queridos irmãos Jacque & Tulio, que já são vitoriosos de terem chegado tão longe na disputa.

TEMOS UM TOP 5 e a final está cada vez mais perto! A internet vai à loucura em terça-feira de Batalha. Dá uma olhada nos melhores tweets, que bombaram a hashtag #TeamAndreeAdelino:

Fica ligado e não perde nenhum episódio da Batalha dos Cozinheiros. E não deixa de acompanhar nossas redes pra saber de tudo que acontece com a dupla e aqui no Guia!

13680836_1306543636040033_278668250320906763_n

social-fbsocial-ytsocial-igsocial-twsocial-ap