A Feira volta às ruas com pegada ecológica e consumo consciente

A Feira volta à ativa, desta vez repaginada e atenta às relações cada vez mais próximas de consumidores com o alimento e a origem de sua produção. Marcada para ocorrer no dia 12 de novembro, – previsões de chuva protelaram a ação, que estava marcada para o último domingo de outubro –, a iniciativa do Comida de Rua vai reunir em um mesmo espaço, de forma inédita em Porto Alegre, profissionais da gastronomia e pequenos agricultores orgânicos.  O evento marcou história de 2013 a 2015, protagonizando a ideia de reunir chefs de cozinha e cervejeiros em bancas de rua e food trucks, concentrando milhares de pessoas nas praças da cidade.

Das 10h às 19h, o Morro da Formiga, localizado no coração do Centro Histórico, vai ser tomado por aromas de pratos que serão preparados na hora. Cada receita terá pelo menos um ingrediente ecológico da safra, oriundo da agricultura familiar. Esses mesmos produtos poderão ser encontrados nas bancas que serão montadas no local, além de outros insumos orgânicos.

A Feira é organizada pelo projeto Comida de Rua em parceria com o Organicidade, este último uma recente iniciativa que reúne profissionais liberais em torno de uma cultura de consumo consciente, de resgate das origens da produção e com apoio à pesquisa e desenvolvimento de ações inovadoras em sustentabilidade no meio urbano. O evento carrega o mérito de, na primeira edição desta nova etapa, reunir centenas de famílias de produtores ecológicos em torno da iniciativa. São apoiadores desta edição a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), com sede em Eldorado do Sul, e que soma 200 famílias cultivando em 9,5 mil hectares, e a Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), que reúne mais de 60 famílias da Capital e Viamão.

“A Feira terá como norte servir como ponte entre quem produz, quem prepara e quem consome, interligando a cadeia e democratizando a boa alimentação”, diz o chef Rodrigo Paz.

Seguindo a concepção original, o encontro incentivará experiências gastrônomicas junto à convivência com o espaço público de forma democrática, oferecendo ao público cardápios acessíveis e irreverentes. Também estão previstas oficinas e rodas de conversa com temas ligados à sustentabilidade e qualidade de vida. O público também acompanhará o processo de brassagem – produção – da cerveja artesanal.

A iniciativa ocorre interligada a diversas ações que vêm sendo praticadas junto à escadaria com acesso pela ruas João Manoel e Fernando Machado. Graças a um esforço coletivo, o cenário de depredação e insegurança existente há sete meses na região está sendo modificado por iniciativas de cidadãos e cidadãs que passaram a revitalizar o local por meio do projeto de uma futura horta e intervenções artísticas.

 

   A FEIRA

– Quando: 12 de novembro de 2017 (Domingo)

– Horário: 10h às 19h

– Local: Morro da Formiga | Rua General João Manoel, 633, Centro Histórico | Porto Alegre | RS

– O que o consumidor vai encontrar:

Bancas de comidas preparadas por chefs | Feira Ecológica | Oficinas e rodas de conversa | Exposição fotográfica | Cerveja artesanal | Produção local

– Chefs confirmados:

– Realização: Comida de Rua e Organicidade

– Apoio: Cootap | Rama | Unisinos

– Como chegar:  https://goo.gl/tWMcKS | Também com acesso a pé pela Rua Fernando Machado